Terça-feira, 24 de Março de 2009

Insistir insistentemente muitas vezes

Começo a ganhar um ódio cego e irracional àquelas pessoas, que são clientes, e que acham que ser webdesigner/designer é estar ali simplesmente para fazer o site como elas como elas o projectam ou desenham até!(nas cabecinhas delas, claro!). Isto é, cópias de outros sites. Cópias exactas. Ou amostras de falta de gosto.

No princípio é "Ai porque eu quero uma coisa original, diferente, sofisticada!", apresenta-se a proposta e ouvimos um "ai, mas veja lá o site x, quero o cabeçalho assim e o site y, gosto da organização da informação desse aí e o fundo do site z?vá lá ver!"

Nos entretantos, mesmo depois de 2 ou 3 propostas apresentadas que tentam incorporar o mais consistentemente possível as sugestões do cliente com as nossas noções de usabilidade, acessibilidade e estética lá vêm mais ideias malucas de como "melhorar" o layout. Chega-se ao fim e: ou se tem um site igualzinho a um que já existe mas com cor e informação diferente ou se tem uma bela caca.

Por isso, designers, webdesigners e todas as pessoas que lidem com clientes em áreas do género: defendam o vosso trabalho. Insistam mil vezes que aquele amarelo não se vê no ecrã ou que aquele tipo de letra simplesmente não funciona num layout para a web. Mas pressionem mesmo, porque há clientes muito muito teimosos. E apesar de às vezes só apetecer dizer "pronto, fique lá com um site horroroso que é você que paga!" é o nosso trabalho e nome que ficam expostos.

Assim sendo, insistam insistentemente muitas vezes.

 

Ps. Não estive aqui a dizer para não se ouvir ou para se repelir as ideias e sugestões dos clientes, afinal eles é que pagam mas quando eles têm uma visão menos certa do que é bom e fica bem num site ou qualquer outra peça de comunicação devemos dar uma achega, sempre assertiva e educadamente. É só que há deles chatos. Bem chatos!Umpf!

publicado por Gui às 22:03
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De rosa a 24 de Março de 2009 às 22:51
No estágio também vejo coisas dessas todos os dias e designers a passarem-se com as accounts que são a ponte entre o cliente e a empresa. Há sempre uma exigência que foge aos padrões...
Outra coisa, porque é que depois de se chegar a um consenso e fazer o trabalhinho porque é que eles querem sempre mudar as coisas??? Chiça nunca estão contentes!
Força na demanda e doses de paciência ;)
De Gui a 24 de Março de 2009 às 22:57
É!Querem sempre mudar alguma coisa. Aliás, consenso a sério só mesmo no fim do trabalho todo. E mesmo assim...lol Força pa tu tb!*
De Buh a 25 de Março de 2009 às 03:40
Chatos! Deixem as meninas em paz! =P
De violeta a 25 de Março de 2009 às 12:34
I know what u mean! :/*
De Antero a 25 de Março de 2009 às 19:45
LOL!

Quando comecei a trabalhar, tive de fazer uns 2 ou 3 sites em Flash e lancei-me logo cheio de ideias. Até perceber que o meu patrão queria as coisas em tempo recorde e "obrigou-me" a trabalhar com templates de sites. Ainda assim, tive bastante liberdade.

Até que tive de pegar num site H-O-R-R-I-V-E-L desenvolvido pelo próprio há uns anos e tive tão rédea curta que cheguei a um ponto e fartei-me. Fiz (e faço) tudo o que ele me pediu quanto ao site - basicamente, actualizar informações - mas aquilo ficou feio, pouco funcional, uma porcaria. Cheio de efeitos e transições em Flash parolas como tudo, nas quais ele não me deixou tocar. Quando muito mudar algumas cores (arghhh, os gradientes!!!).

Por isso, não estás sozinha e não te chateies com isso. Aprende a engolir sapos, não discutas com clientes e sê feliz! Desde que recebas o teu, o resto que se foda!

(desculpa a linguagem)

Beijos!
De Gui a 25 de Março de 2009 às 19:55
Mas revolta-me!Imenso!LOL Eu vou-me habituar mas ainda não me habituei a conseguir simplesmente ignorar coisas hediondas que nos pedem para fazer ou não nos deixam alterar. É claro que vou engolindo uns sapitos e tal mas há certas que arghhhh!LOL becho

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 2 seguidores

.pesquisar

.Setembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Os pneus dos carros

. Twix Dark Chocolate

. Coco avant Chanel

. O copinho de leite e o qu...

. ...

. Miau!

. É.

. Faz Parte

. Exercício Físico

. Googlar

.arquivos

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds